10 anos de experiência comercializando produtos de conceito indiscutível

Tratamento de Ar >>

Documentário destaca os princípios da religião Bahá'í

19/10/2005

A TV CULTURA apresenta no próximo dia 12 de novembro, às 7 horas, o documentário Os Seguidores da Glória, uma realização inédita do Núcleo de Documentários da TV Cultura que retrata a história da religião Bahá'í, surgida na Pérsia no fim da primeira metade do século XIX. O documentário, dirigido por Vicente Adorno, foi rodado em Israel, nos lugares santos da fé Bahá'í, e conta também com amplo material de apoio com imagens dos seguidores em todo o mundo e também no Brasil.

A Fé Bahá'í é uma religião que não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio e existe em 178 países do mundo. Teve como fundadores o Báb (que, em Árabe, significa "porta") e Bahá'u'lláh ("a glória em Deus", também em Árabe). Báb era antes conhecido como Siyyid Ali-Muhammad, um mercador de Shiraz que, em 23 de maio de 1844, anunciou ser mensageiro de Deus. Dizia que sua função era a de preparar a vinda de um mensageiro divino ainda mais poderoso. Esse outro mensageiro, chamado "Aquele que Deus tornaria manifesto", seria um nobre persa chamado Mirza Husayn-Ali, e ele receberia mais tarde o nome de Bahá'u'lláh.

OS SEGUIDORES DA GLÓRIA mostra em que condições históricas surgiu a fé Bahá'í, por meio de imagens rodadas nos lugares santos dessa religião no Noroeste de Israel, entrevistas com fiéis e representantes dos bahá'ís em Israel e no Brasil. Apresenta também os pontos principais da religião, entre eles, a igualdade entre homens e mulheres e a universidade dos ensinamentos de Deus e seus mensageiros.

As filmagens de boa parte do documentário aconteceram durante a grande festa de inauguração dos Jardins Suspensos do Santuário do Báb, em maio de 2001 em Haifa, com a presença de aproximadamente 3.500 seguidores, vindos de todas as partes do mundo. Essa comemoração foi uma demonstração viva de um dos princípios básicos da fé Bahá'í: todos os Homens são irmãos, e todos somos cidadãos de um só país - o Planeta Terra.

Para a realização de OS SEGUIDORES DA GLÓRIA, a TV Cultura teve o apoio da Sede Nacional Bahá'í (Brasília - DF) e centros regionais da fé espalhados pelo Brasil. Teve ainda a cooperação do Centro Mundial Bahá'í em Haifa e do Ministério do Turismo do Estado de Israel.

Mais Notícias

vCard: Set Automação Industrial

Set
Salvador, BA - E-mail: