10 anos de experiência comercializando produtos de conceito indiscutível

Tratamento de Ar >>

Ao Extremo da Tecnologia

17/1/2008

Uma viagem ao Japão

Fomos convidados a participar de uma viagem ao Japão para conhecermos o berço da com a companhia de mais quatro distribuidores e o gerente dos canais de distribuição da SMC, Sr. Rafael Froner. O privilégio foi muito grande, pois estávamos na companhia dos maiores distribuidores da SMC, quais alguns experimentados em viagens internacionais e outros novatos no ato de ir e vir internacionalmente.

A viagem em si é muito cansativa, pois são 23 horas de vôo a partir de São Paulo sem considerar o tempo de espera em função da conexão na Alemanha, além da questão do fuso horário que nos deixa um tanto quanto desnorteados. Ao chegarmos tomamos uma “limousine bus” e seguimos 60Km para Tokyo, através de um via tranqüila, sem congestionamentos e pela mão inglesa. A reverência é uma marca de destaque do povo japonês, o exemplo é na partida do nosso ônibus de uma estação, o funcionário da companhia de ônibus se curvando na partida deste. Ao chegarmos no hotel deixamos nossas malas e partimos pelo “undreground” de Tokyo em direção a Akihabaha, bairro tradicional de venda de eletrônicos. Particularmente estava exausto e com alergia, espirrando muito e com o passar do tempo a fome também fez se sentir. Compramos, comemos (pizza e spaghetti) e conhecemos alguma coisa deste povo reverente. O fuso horário criou algum embaraço neste dia, pois dormimos no entardecer e acordamos no meio da noite e vimos o sol nascer.

O primeiro dia de trabalho chegou e com ele a Sra. Kanai veio até nós no hotel para a primeira visita, Japão Technical Center em Tsukuba, o principal centro de pesquisa e desenvolvimento da SMC, que abriga quase 1.000 engenheiros dedicados a este importante assunto. A SMC possui além deste o UTC (USA), o ETC (Inglaterra) e o CTC (China) totalizando 1.200 engenheiros. No Technical Center existem: setores de design de produtos (cad 2D e 3D), laboratórios, show room, desenvolvimento e fabricação de protótipos, lab. de envelhecimento e vida útil... Nesta visita fomos acompanhados pelo Sr. Sugano, responsável pelo JTC.

A próxima visita foi a uma fábrica ainda em Tsukuba, qual produz atuadores e monta alguns modelos de válvulas. Neste fábrica vimos máquinas de produção e montagem de cilindros que nos deixou muito impressionados, exemplo a prensagem da camisa de cilindro e a montagem de cilindros em até 17segundos. Neste mesmo dia ao final da tarde fomos ao centro de distribuição da SMC no Japão, qual compreende 02 galpões de 10.000m2 e 7.000m2, sendo o primeiro para entregas locais e o segundo para exportação. Todo o processo automatizado, reduzindo o tempo de entrega, aumentando assim a eficiência do processo. Salientou-se que as fábricas espelhadas pelo Japão entregam seus produtos.

No segundo dia fomos ao escritório de vendas da região sul de Tokyo, quando fomos recebidos por 07 gestores com destaque para o Sr. Nakayama - Manager Sênior e o Sr. Omata - Assistent Manager para negócios internacionais. Este escritório teve sua inauguração no dia anterior. Fomos brindados com uma apresentação do propósito do escritório, região de atuação, análise das demandas, atividades de vendas, organograma, ação dos revendedores, o que nos posicionou em relação ao mercado japonês com suas peculiares características. Posteriormente outra apresentação foi feita focada na estruturação de vendas da SMC no Japão – canais, estratégias, características, eficiência, alvos, sugestões aos brasileiros, histórico. Um trabalho que será muito útil para nós distribuidores.

Almoçamos com o staff da Takatsu - empresa de distribuição que logo visitaríamos - e o pessoal da SMC, especificamente, Sra. Kanai, Sr. Nakayama, Sr. Omata e Sr. Sunada em um belo restaurante. Conversamos com Sr. Nakayama e Sr. Omata e perguntamos a razão do rápido desenvolvimento da SMC, o que responderam foi o próximo contato com o cliente e o retorno deste com sugestões de idéias e produtos que são implementados com excelência.

Seguidamente fomo visitar um distribuidor da SMC que tem seu escritório central na região - a TAKATSU. Como sempre uma recepção muito simpática e cortês, pois ao chegarmos na entrada tinha duas bandeiras: Brasil e Japão. Fomos recebidos em uma sala com café gelado, brinde e uma apresentação da empresa que destacamos: venda multi marcas, catálogo próprio, preço no catálogo, conexão direta com a SMC, diversos escritórios espalhados no Japão (17), 300 funcionários e um centro de distribuição.

À tarde da terça-feira, 10/12, ainda nos reservava o grande encontro com o Sr. Takada, chairman da SMC. Que nos recebeu no escritório central da SMC e ficou à disposição para nos ouvir sobre nossas necessidades de mercado e o que a SMC poderia ajudar-nos no desenvolvimento no Brasil. Daí surgiu:

Posteriormente fotos foram tiradas e todos saímos satisfeitos com a recepção, pois o Sr. Takada anotava todas as nossas sugestões e nos mostrou, através de estatísticas o desenvolvimento da companhia nas diversas regiões do mundo. Também salientou a relevância dos distribuidores, quais no Japão representam 80% das compras na SMC.

A jornada seguiu com a visita ao show room do escritório central, onde tiramos diversas fotos.

O último compromisso profissional foi a visita à Toyota na cidade de mesmo nome, onde fomos recebidos em um hall de entrada e encontramos diversos modelos de carros e diversas apresentações sobre a montadora, finalizando com um carro protótipo que movia-se em diversas direções. Fizemos um tour na própria fábrica, visitando o setor de soldagem (welding) e a montagem final (assembly). Na primeira uma quantidade enorme de robôs soldando os carros na linha de produção, 06 modelos distintos. Nesta fábrica, Tsutsumi, 36.000 unidades/mês são produzidas, 6.000 funcionários em uma área de 1.140.000m2. Diversos produtos SMC encontram espalhados por estes dois setores da planta, principalmente tratamento do ar e válvulas.

Um destaque especial que fazemos é a Sra. Misako Kanai, que todo o tempo, pacientemente, diligentemente, cuidadosamente esteve nos guiando, orientando, movendo em toda a nossa viagem profissional e turística. Em nome de todos, desejamos agradecer profundamente a Sra. Kanai, que Deus a abençoe e ilumine seu caminho.

Um aspecto digo de nota é o traslado neste especial país, majoritariamente movemo-nos através de trens e metrôs, além do famoso "trem bala" com o qual fomos de Tokyo a Nagoya e desta para Kyoto.

Este é um resumo da nossa visita ao Japão com as principais visitas profissionais, além destas estivemos no castelo de Nagoya, no castelo Dourado, no palácio imperial em Kyoto, no castelo Nijo e na torre de Kyoto.

Abraços Fraternais,

Carlos Leite

Mais Notícias

vCard: Set Automação Industrial

Set
Salvador, BA - E-mail: